Sugestões para se concentrar no estudo

0
562

Por mais que se queira se concentrar no estudo, aparecem sempre empecilhos para fazer com que perca o foco?

Calma, não está sozinho! É comum encontrar outras pessoas que sofrem do mesmo tipo de problema na hora de encarar os estudos.

Porém, nem tudo está perdido. Com algumas técnicas simples é possível melhorar a concentração e desempenho!

O LOCAL: pode ser no quarto, escritório ou até mesmo a sala, desde que seja um ambiente tranquilo e sem fluxo para não se distrair. Tome o local como seu crie o hábito de estudar sempre ali.

DESLIGUE OS APARELHOS ELECTRÓNICOS: Para que se possa manter focado, desconecte-se do mundo. Nada de telemóvel ou televisão. Deve ser apenas você e seus materiais de estudo. No caso de cursos online ou necessidade de pesquisa, o PC é extremamente necessário, contudo, para não atrapalhar a produtividade dos estudos, mantenha as redes sociais, chats e e-mails off. É comum pensar que dar uma olhadela no telemóvel ou no Facebook não afeta em nada, ou quese fôr ver os seus e-mails não tira a concentração, mas não é verdade. Para quem tem dificuldades em se concentrar, atividades como essa podem fazer com que se disperse. Faz login para ver uma mensagem mas quando se apercebe está logado há mais de hora. Portanto desconecte-se!

FAZER RESUMOS: Estudar não significa apenas ler o conteúdo que deve ser entendido, e sim fazer uma revisão dele. E como é que podemos fazer uma revisão eficaz? Fazendo um resumo do conteúdo! Para fazer esse resumo é necessário escrever. Embora antes de escrever você vai ter que ler, marcar as partes que julgar mais importantes e aí sim organizar o seu resumo. Estudos comprovam que quem escreve à mão (e não no computador) tende a memorizar melhor a matéria que está a estudar. Então, além de ajudar na concentração, a técnica ainda contribui para a memorização.

NÃO ACUMULE MATÉRIA: Para que não desanime com a quantidade de coisas que tem que estudar, o ideal é que estude um pouco de cada vez. Faça uma revisão de tudo aquilo que aprendeu na aula do dia. Ao utilizar esta técnica, treina o seu cérebro para que ele aprenda a memorizar aquilo que é mais importante.